PlayList


11.2.09

O LÁPIS AZUL

Nunca fui boa na disciplina de História, salvo o tempo dos faraós em que realmente me interessei e me afinquei por obter boa nota.

A nossa história recente é contada todos os Domingos na série "Conta-me Como Foi". Segundo a minha mãe, está um retrato fidedigno de como se vivia nessa altura, os medos, as modas, os sonhos.

Medos... Medo de falarem um bocado mais alto e acima de tudo dizer o que não podiam ou não deviam. A chamada censura. Quantos e quantos não visitaram as prisas e choldras da altura?! Quantos não viram as suas obras riscadas pelo famoso lápis azul?! Fossem livros, musicas, um simples poema.

Já passou tanto tempo (para mim então nem passou tempo, já vim ao mundo depois dessa altura) e mesmo assim, acontece haver por aí um lápis azul. Um lápis azul que pende só para o que acha que está a denegrir imagem. Um lápis azul que não entende desabafos, não entende que os há em todas as alturas e com todos os estados de espírito.

Como eu oiço muita vez...

CENSURA?!

ISSO ERA NO TEMPO DO SALAZAR

Sem comentários: