PlayList


19.9.07

TROVOADAS



Antes de se começar a divagar o porquê de tanta conversa sobre uma simples trovoada, tive o género de um monólogo comigo mesma..."então e se quem visita aquela obra de literatura aprendesse alguma coisa?!Até que nem era mal pensado"- claro que a obra de literatura é o blog. Já aqui dissertei um longo texto sobre o fogo de artifício, que deu azo a muita conversa, muita ideia e mentes (porcas) a funcionar- tudo por causa de um pavio-adiante... Hoje este texto vai mudar as vossas vidas, vão finalmente perceber esse fenómeno (claro que com a ajuda de fontes fidedignas e alguns lamirés aqui da je).... A TROVOADA....







Segundo a Wikipédia, Enciclopédia Livre da Internet (continuo a ficar fascinada com estas modernices):


Uma trovoada consiste num conjunto de fenómenos intensos associados a cumulonimbus (qualquer semelhança com outra palavra, pura coincidência): relâmpagos, trovões, rajadas de vento, inundações, granizo e, possivelmente, tornados.
Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar húmido numa atmosfera instável (1). A atmosfera fica instável quando as condições são tais que uma bolha de ar quente em ascensão pode continuar a subir porque continua mais quente do que o ar ambiente.
As trovoadas podem-se formar por convecção, por efeito orográfico (achei mesmo piada a estes dois termos lol). As trovoadas mais fortes são geradas quando ar quente e húmido sobe rapidamente. Os
relâmpagos(...)correspondem à libertação de energia devida à diferença de carga entre as partículas.(2)

(1)- pois sim... e a humidade que não fosse pr'aqui chamada...
(2)- tudo o que sobe rapidamente liberta energia ou explode lol

Agora Os Trovões

Os trovões são o ruído(3) que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva) (4). O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque (5)

(3)-Claro o ruído... têm a mania de dar nas vistas, depois ouve-se muito ruído...

(4)- no decorrer da coisa, trovoada claro, há que equilibrar o que tá lá em cima com o que tá lá em baixo....tragam-me o gelo....

(5)- sim sim... onda de choque... atão não lol.... Mas o gelo já cá chegou ou não?!
Isto chega-se à conclusão, eu chego, que trovoadas são como o fogo de artifício que por acaso já era como o Natal... quando um homem quiser....lololol
Hasta

7 comentários:

Anónimo disse...

boa explicação para este fenomeno natural, mas ao mm tempo mt interessante em muitos aspectos ;)
gostei da parte da humidade, do calor, do gelo...fez-me lembrar algo...a ver se vem uma nova trovoada(forte de preferencia), já tou com saudades...lol

Colei-me Ao Tecto disse...

podes sempre consultar este site http://br.weather.com/weather/local/POXX0074?letter=S se se tratar de saudosismo do fenomeno natural propriamente dito... se for no que diz respeito "é como natal....." tb tnh...mts

Anónimo disse...

n me digas k tas com saudades d uma boa trovoada?
mas as trovoadas sao perigosas,mas ao mm tempo excitantes...a mim apetecia...

Colei-me Ao Tecto disse...

ñ queres que disserte sobre o assunto aqui pois não?!lol

Anónimo disse...

lol...nunca mais acabavas...

Colei-me Ao Tecto disse...

tinha que acabar pois...atão a minha vida ñ é só isto lolololol...... mas como eu até tenho juízo, eu sei que não parece mas tenho muito juízo, ñ te vou sujeitar a tal coisa lololololololololol

Anónimo disse...

lol....vou almoçar