PlayList


8.6.11

Viagens




Sentei-me mesmo à janela, saco do Mp4 e começo a olhar a paisagem. A olhar com olhos de ver e, ao mesmo tempo, olhar de despedida. Olho os campos semeados, os campos verdes. Ao longe, reparo em cavalos. Cavalos que galopam, em liberdade.

O céu está nublado, o sol espreita tímido por entre as nuvens. Hoje estou assim. Como o tempo. Como se o tempo fosse solidário com o que sinto. Nublada, cinzenta como o céu. E tímida. Com uma timidez receosa.

Aproveitar o tempo que me resta. Apreciar cada paisagem, cada gesto, cada palavra. Aproveitar e reter. Reter cada gesto, cada palavra, cada abraço. Reter para lembrar com saudade. Como que por magia, o tempo avança. Avança um ano, e leio estas palavras e nada mudou. A não ser a idade, o que me rodeia.

O resto.... bem o resto está igual. O céu nublado, o sol a espreitar timido e a saudade aqui.

Sei que daqui a uns dias, ao acordar, vou estar rodeada de paredes estranhas, o cheiro não vai ser o mesmo...Vou respirar fundo, como que em desespero e, na esperança do olfacto me estar a enganar, ou esconder o que me é familiar. Mas depois, chego à triste conclusão que não vai haver enganos. Vou estar onde não estou agora. Vou estranhar tudo o que é novo, todos os cheiros, todas as cores. todos os movimentos, vou ser uma estranha em mim.

Haverá alguma coisa mais corrosiva do que ser estranha para mim mesma?! Quanto tempo darei a mim mesma a habituar ao novo mundo?!

Não haverá tristeza, direi eu com alguma, bastante, dúvida. Acho que tristeza não será, de todo, a melhor definição. Será ansiedade misturada com o desespero da saudade e o medo do incerto.

Pela primeira vez irei sentir-me uma presa a tentar escapar ao seu predador.

Vou estar por minha conta.Sem sorrisos cúmplices. Sem abraços apertados. Sem o aconchego do colo. Vou olhar para o meu lado e vejo que vou estar comigo. Só comigo!!!

Daqui a uns dias vai ser assim...

1 comentário:

Avec disse...

Muito bonito...realidade extrema...toca aqui bem fundo todo este sentimento.

Sempre que pensares estar só, sempre que quiseres um abraço ou aconchego, pará, chora se necessário mas lembra-te sempre das pessoas mais importantes da tua vida, dos teus amigos, dos momentos que passaste com eles...

Quando há saudade, significa que há lembranças e afectos...apesar das saudades magoarem, aproveita essas lembranças e esses afectos para ultrapassar os pequenos momentos de solidão...

Espero que tudo te correrá pelo melhor, não te esqueças da seguinte coisa:
- "o que nao nos mata faz-nos mais fortes"
Beijocas